Desde novembro que as crianças falavam do Natal...são como "esponjinhas" que assimilam o que se passa no meio envolvente!
Começámos, então, por -lhes perguntar , "o que é o Natal?"
Resposta: a família , "Todo o mundo lá em casa","os avós que vêm", mas também coisas improváveis,"meias na sala", "bonecos de vidro na cabana ", e como não podia deixar de ser ,"prendinhas", o pai Natal e a árvore de natal, que algumas crianças já tinham feito com os pais.
Então, se todos gostam do Natal, porque não "trazer" esse imaginário que lhe está associado para a sala?
O que queremos fazer? Perguntou-se...
Enfeitar a sala ..."com estrelas ","luzes",fazer uma árvore de Natal",
"balões"(já não usamos balões na nossa escola)"uma escada até às estrelas "
(não fizemos,só imaginámos).
"Gostavam de fazer uma festa para as famílias?"
Sugeriram canções, lanche e também um teatro ...e foi então que surgiu a pergunta :
"Então se querem fazer um teatro, o que cada um gostava de ser?", e conversa puxa conversa, bonecos do lidl à mistura , tínhamos personagens, só faltava construir o enredo ...
E na história construída , não podia faltar um pai Natal com "O MELHOR PRESENTE"!
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgqTV11YZHDxrgkY1Psd1VQbQTp3Bhnb7y_jGEelZzjEjKJvNy9ufIyv_09_2gDyE1Is_ZLpWSoIqxnPBomv45d7Wtt9FBa10FEopRN4dhEPpcmI1Xh9xND1-cJI5-Yqe5XYGUtASDiwDOm/s320/IMG_9321.jpeg)
Finalizámos este ciclo, com a tradição dos Reis ,escutando a história oral, da chegada dos 3 Reis Magos a Belém e fazendo um delicioso bolo REI!
O projeto do Natal ajudou a desenvolver competências ao nível da comunicação/linguagem , das expressões artística e musical das crianças, mas também competências sociais como a cooperação e sentido de pertença,entre outros ...
Sem comentários:
Enviar um comentário